Assim como em todas as carreiras, investir não só em cursos, mas também em bons equipamentos, é fundamental. Com a carreira de DJ não poderia ser diferente. Afinal, os equipamentos podem fazer toda a diferença no som e, consequentemente, em uma festa.

Mas você sabe quais são os melhores equipamentos para DJ? E mais do que isso, você sabe para que serve cada um deles?

Fique tranquilo! Neste post, iremos listar quais são os equipamentos que não podem faltar para quem quer começar na carreira de DJ.

Fone de Ouvido

headphone 3085681 960 720 - 7 equipamentos que todo DJ precisa ter

Pode parecer óbvio e até bobo, mas o fone de ouvido é um dos equipamentos mais importantes para os DJs. Além de serem um ícone dos DJs, os fones de ouvido possuem funções muito importantes para as apresentações e produções.

Em primeiro lugar, o fone de ouvido deve ser confortável, uma vez que o DJ irá usá-lo por uma noite inteira, por longas horas. É o fone de ouvido que será responsável pela sua pré-escuta. Isso significa que através dele o DJ irá ouvir qual será a próxima música destinada ao público.

Ele também precisa ter um bom grave para que você consiga ouvir a batida da música mesmo em um ambiente bastante barulhento, em geral, onde ficam os DJs.

 

CDJ

PCD - 7 equipamentos que todo DJ precisa ter

Se você nunca ouvir falar neste equipamento, eu explico: o CDJ é um dos reprodutores de música utilizado pelos DJs. Os modelos mais modernos do mercado, possuem entrada para CD e Pendrive.

Não é um equipamento de extrema necessidade no início da carreira, mas é bastante necessário a qualquer um que queira se tornar um bom DJ.

Controladoras

controladoras 2 - 7 equipamentos que todo DJ precisa ter

Como citado acima, o CDJ é um dos reprodutores utilizados pelos DJs. As controladoras são outra opção de reprodutores. Elas são capazes de reproduzir músicas diretamente do computador do DJ, fazendo com que não seja necessária a utilização de CDs e Pendrives. Em geral, as controladoras são bastante práticas e funcionam integradas a softwares e aplicativos específicos para isto.

Para quem está iniciando é um bom investimento, uma vez que com a controladora, um notebook e um bom programa instalado, já é possível tocar em festas de amigos e para poucas pessoas, por exemplo.

Vale dizer que as controladoras não são bem vistas por vários DJs e são assunto de discussões e conversas entre os profissionais da área.

Technics é um dos equipamentos que todo DJ precisa ter

  16159046030 0d39b47322 h - 7 equipamentos que todo DJ precisa ter

Eis aqui a terceira opção entre os reprodutores utilizados pelos DJs. O toca discos é ideal para quem deseja investir forte em equipamentos.

Neles, é possível utilizar discos (sim, LPs) e ainda integrar ao PC ou notebook.

Os Technics ou toca discos, são equipamentos caros e requerem bastante cuidado, tanto com os vinis, quanto com o toca discos, que possui agulhas sensíveis.

 

Controlador MIDI M Audio

controlador de midi - 7 equipamentos que todo DJ precisa ter

Estes são mais utilizados por MCs e DJs especializados em funk. O que eles fazem: carregam samplers, que são aqueles trechos de áudios, o que é muito interessante para fazer apresentações e mixagens ao vivo. É quando toca um trecho de vocais durante a batida do funk, por exemplo.

Os controladores MIDI M Audio representam um grande diferencial nas apresentações.

Processadores de Efeitos

Processador de efeitos - 7 equipamentos que todo DJ precisa ter

São os responsáveis por aplicar efeitos nas músicas em tempo real.

 

Mixer

Mixer - 7 equipamentos que todo DJ precisa ter

O mixer é de grande importância para todos os DJs. Ele serve não só para controlar, como também para equalizar as saídas de áudio de cada canal. Há uma diversidade de modelos no mercado e você deve escolher o que melhor se adequa ao seu bolso e aos seus objetivos.

Há modelos com e sem efeitos; para 2 ou 4 canais; grandes e pequenos.