Com a popularização da internet, surgiram inúmeros sites para baixar músicas. Há algum tempo atrás, quando a internet ainda era território de poucos e as conexões eram discadas, era comum encontrar sites onde se podia baixar músicas sem custo e sem maiores complicações.

O tempo e a quantidade de pessoas com acesso à internet e, portanto, aos sites de download de música, mostraram que é preciso certo controle para que as coisas não desandem.

Vale lembrar que todas e qualquer música possui direitos autorais e, por este motivo, precisam de autorização (mediante pagamento de determinado valor) para ser utilizado.

Os direitos autorais são um conjunto de leis que foram criadas com o intuito de garantir a circulação e veiculação de alguma produção cultural, podendo ser livros, jornais, discos, filmes ou vídeos. É com esses direitos que os artistas conseguem recuperar o capital investido. Os direitos autorais também são responsáveis por assegurar o respeito às obras.

A chegada da internet, tornou possível (e fácil) o acesso a estas obras, principalmente às músicas. Porém, é importante ressaltar que não é porque elas estão disponíveis na web que se trata de algo legal.

Há muitos sites em que o download das músicas é feito de forma ilegal, o que, além de prejudicar os artistas e constituir crime em alguns casos, pode não ser seguro para o seu computador.

Baixar música pela internet

O surgimento do MP3 para baixar música pela internet

Antes da internet ser tão popular, era comum correr para as lojas para comprar o CD que acabava de ser lançado. E antes ainda, música em casa era ouvida pelos LPs. Em ambos os casos, não era barato comprar um CD ou disco. Além disso, muita gente se queixava do fato de só gostarem de x músicas do CD ou LP e não aprovarem todas as faixas.

As músicas na internet fizeram surgir o formato MP3 e, com ele a preocupação das gravadoras. Assim, a indústria da música sente a necessidade de se reinventar e com isso surgem os programas que disponibilizam músicas de forma legal, cobrando algum valor dos usuários.

 

Como baixar músicas pela internet de forma segura?

Em alguns programas como o iTunes, Rdio e Spotify é possível baixar as músicas pela internet legalmente e de forma segura. Ou seja, eles oferecem o serviço legal de download e, desta forma, respeitam os direitos autorais dos artistas. Nos três casos, há a opção de pagar ou não pelo uso do programa. Porém, alguns recursos são limitados para os usuários que optarem pela modalidade free.

Com a preocupação das gravadoras, muitos sites que disponibilizavam álbuns inteiros para download e armazenavam uma série de cópias piratas, desapareceram.

Quem deseja ter acesso músicas gratuitas e de forma legal, deve recorrer ao Domínio Público (site que reúne obras que podem ser utilizadas gratuitamente) e também ao Jukebox Nacional da Biblioteca do Congresso. Neste segundo, não é possível fazer o download de todas as músicas, vale ressaltar.

Também há o Arquivo de Música Livre, que conta com um filtro inteligente de busca, que pode ser separado por gênero, artista, e muito mais.

Para uma busca mais completa e ampla, há sites que fazem uma varredura pela internet para encontrar a música desejada, desde que ela esteja disponível na web e protegida por direitos autorais. Alguns dos mais acessados são:

  1. Songr (gratuito e de fácil utilização)
  2. MusicWire (simples e portátil)
  3. Free Music Downloader (gratuito e com filtro para pesquisa por nome da música, artista ou banda)
  4. MP3jam (gratuito e possui álbuns completos)
  5. Simeranya (simples e rápido)
  6. GetMP3 (gratuito e completo)
  7. Music2PC (disponível nas versões instalável ou portátil)
  8. SoundDownloader (baixa os arquivos direto do SoundCloud)
  9. z33k (baixa de rádios online também)