Montar seu próprio Home Studio pode ser divertido e emocionante, especialmente quando você está começando. Você tem uma nova renda, uma nova liberdade e controle, e se sente como se estivesse cuidando de suas habilidades e talentos, mais conseguir os primeiros clientes no home studio não é facil!

De nada adianta ficar em casa fazendo músicas por um tempo e ninguém procurar pelos seus serviços. Então, como conseguir os primeiros clientes? Afinal de contas, você pode fazer algo para as pessoas que elas simplesmente não podem fazer por si mesmas.

Não há uma resposta fixa, mas aqui estão algumas sugestões que deram certo:

# Trabalhe de graça

Faça algo grandioso e, mais cedo ou mais tarde, alguém vai pagar por isso.

Pode parecer meio louco trabalhar de graça no início, mas realmente funciona. Se você está procurando clientes, você precisará de portfólio para convencer as pessoas a pagar pelo seu trabalho. Portanto, é necessário mostrar os trabalhos que você já fez.

Se você fizer alguns trabalhos grátis de início, vai conseguir material para seu portfólio e ainda pode ser recomendado para outras pessoas a partir do serviço grátis prestado.

# Chegue ao preço certo

Chegar ao preço certo é essencial. Leve em conta seus conhecimentos e sua experiência. Dê uma olhada em outros estúdios que oferecem serviços similares e procure saber qual o valor que eles cobram para o mesmo serviço.

Se você está cobrando mais do que o estúdio concorrente e não consegue fazer algo superior a eles, você está cobrando caro demais.

Vale ressaltar também que serviços muito baratos assustam alguns clientes, já que pode parecer suspeito.

# Crie um site

O site não precisa ser incrível, mas você vai precisar de um para direcionar os possíveis clientes e mostrar o seu portfólio. Aconselho a utilização da plataforma WordPress.

Cartões de visita com a URL do seu site também são uma boa ideia.

# Redes sociais

Músicos são loucos por mídia social, afinal de contas, é um meio gratuito de divulgação. Cada banda tem um perfil no Twitter, Facebook e, principalmente, um canal no YouTube. Portanto, mantenha-se ativo em todas as redes sociais possíveis.

Não seja apressado demais. As redes sociais são uma ótima maneira de conhecer músicos e construir um relacionamento com eles, onde futuramente eles possam querer gravar algo profissionalmente com você.

Então, siga todos os músicos da sua cidade e cidades vizinhas. Ouça suas músicas, diga algo bom sobre eles. Você sabe, fazer amigos.

# Consiga seus primeiros clientes!

Aí estão algumas maneiras simples, porém efetivas, de conseguir seus primeiros clientes no Home Studio. E se você quer montar seu home studio, mas não sabe por onde começar, eu tenho uma oportunidade especial para você!

Estou falando do Home Studio Express. Um treinamento de qualidade para quem está começando agora. Neste curso você vai aprender sobre equipamentos, o melhor computador, interfaces e muito mais. O conhecimento que será a porta de entrada no mundo do Home Studio.

E você, já conseguiu seu primeiro cliente? Comente!