Nesse vídeo de hoje entrevistei Aleksandre Ricardo, produtor conhecido e que dissemina conteúdo sobre Music Business. Experiente no ramo musical deu dicas e sacadas sobre como você deve se portar perante pessoas bem influentes na sua carreira. Confira:

Quando tudo começou na vida de Aleksandre Ricardo

Aleksandre Ricardo, aos oito anos de idade teve seu primeiro contato com a música ao ganhar uma flauta doce do avô. Ao tocar a flauta descobriu a vocação para a música, tocando Asa Branca, aos 18 anos comprou um violão e teve aulas com Kiko Loureiro. Logo após, montou uma Banda e começou a compor e logo já estava no meio da Produção Musical.

Buscando cada mais conhecimento despertou o desejo de entender a indústria da música: como se faz para contratar um show, a mentalidade de um contratante, assim se consolidando no mercado musical a mais de 30 anos.

Existe uma maneira correta de entrar em contato com contratantes de shows?

Sim, sempre tem uma forma mais agradável para entrar em conato com os contratantes. O senário ideal é que você como artista se faça conhecido primeiro e chame a atenção deles, para que eles te procurem e não o contrário. Só que mesmo assim, podemos fazer uma abordagem vencedora seguindo algumas dicas:

1º – Respeite os melhores dias para entrar em contato

Nunca entre em contato nos finais de semana e feriados, isso é um pecado! Pois nesses dias são os que os produtores de eventos estão mais sobrecarregados. Os melhores dias são, terça, quarta e quinta.

2º – Escolha a melhor forma de contato

O ideal é você procurar um contratante pessoalmente, nada supera um contato pessoal. Se possível se achegue a um amigo ou artista que já trabalha ou já trabalhou com esse empresário e peça para que ele indique você. Com a indicação dele será muito mais fácil dele te contratar.

Ao se apresentar cuide do visual, não exagere no look nem vá despojado demais, por esse primeiro contato é muito importante e você não quer passar uma má impressão, certo? 🙂

Se o pessoal não for possível, tente o contato telefônico e por último o e-mail.

3º- Seja breve!

Ao entrar em contato, por favor seja breve! O que menos tem os contratantes é tempo, por isso vá direto ao assunto, pois não é contado sua história de vida e tendo pena de você que eles vão lhe contratar ok?

Mesmo sem ter material profissional em mãos, posso apresentar meu trabalho?

Se você está começando e tem um material caseiro, então avise que é um material amador, seja humilde. Assumindo a verdade você ganha pontos com o contratante. Mostre que você já tem público, seguidores nas redes sociais contam muito nessa hora.

Preciso entender de Marketing Musical para deslanchar minha carreira?

A música é um negócio como qualquer outro. Você como artista deve ter isso em mente e parar de ficar fantasiado as coisas. Os contratantes querem ter lucro e vão contratar quem dará lucro a eles. Você como artista precisa vender o seu show, e logo precisa aprender como funciona o Music Business.

Hoje o mercado mudou, além de artista você também precisar ser um empreendedor. Entender do mercado da música é muito importante para que você continue nele e prospere.

Música não é sorte, deverá ser visualizado como empresa, com trabalho árduo, dedicação, devendo ter todo um aparato profissional, postura educada com fãs e contratantes, coloque uma causa para o seu público. O sucesso deixa rastros, é só você olhar os artistas estão na mídia, veja suas páginas e sua postura em entrevistas, se inspire. Precisa ter o talento, todo o trabalho árduo, ao surgir a oportunidade estará tudo pronto para o empresário e contratante.

Quer aprender como fazer seu proprio Marketig Muscal? Conheça o meu Curso de Marketing Musical.