Se você está lendo este artigo, é porque tem interesse na profissão, mais especificamente como DJ para festa. Mas, será que é possível se tornar um DJ para festa do início? Um amador pode chegar a este patamar?

A profissão de DJ é algo muito cobiçado pelo público jovem. A carreira passa a imagem de que o profissional da área é alguém descolado, que conhece todo mundo, tem entrada VIP e ganha muito dinheiro. Embora isto não seja uma regra, a descrição não é totalmente errônea.

A resposta para estes questionamentos é: Sim. Afinal, ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Para conseguir se tornar um DJ para festa, basta treinar e se dedicar muito. Neste artigo, nós trazemos algumas dicas sobre o treinamento e como se lançar na carreira.

Como se tornar um DJ para festa começando do zero

O primeiro passo a ser dado é começar pelo básico. E não estamos falando dos equipamentos. Antes de tudo, é necessário saber estruturar seu repertório musical, aprender a fazer mixagens e, sobretudo, cativar o público. Saiba o que e quando tocar.

Para se tornar um DJ de festa, não é preciso gastar uma fortuna com equipamentos de primeira. Muitos DJs experientes, por exemplo, fazem uso do mínimo, e você pode ir por este caminho. Invista no seu próprio notebook, na controladora, em um programa de DJ (que pode ser baixado gratuitamente pela internet, ou se preferir compre um que tenha mais possibilidade de uso), fones de ouvido e outros acessórios básicos. Pronto.

O segredo está no seu material

Mesmo que você já tenha todo o equipamento necessário e conhecimento básico de como ser um DJ, é preciso ter em mente que o principal fator que irá determinar o seu sucesso (ou fracasso) como um DJ para festa é o seu material – o repertório musical.

Um DJ para festa deve ter uma grande coleção de músicas que vão além dos seus gostos pessoais. Vamos supor que você tenha como gênero musical favorito o Rock. Por mais que você goste e ela seja a sua “identidade” nas festas, você não pode tocar somente este gênero nas festas, certo? Do contrário, você perderá muitas oportunidades de trabalho.

Haverá festas onde os clientes irão pedir para você tocar uma música que você detesta. Pense que, por mais que você não goste da música, não é para si que você está tocando, mas para o público ali presente. Aliás, estes eventos que fogem da “zona de conforto” são um grande aprendizado, pois, por mais que um DJ aprecie determinado gosto musical, ele pode acabar se dando bem com outro que jamais esperava e fazer sucesso.

Seja eclético, consuma todo o tipo de música e sempre pesquise por mais. Um DJ para festa deve estar sempre atualizado das novas tendências musicais. Outra dica: Procure por artistas que fogem do convencional. Existem muitos artistas talentosos de outros países fora os Estados Unidos, Inglaterra e México. Fica a dica!

O treinamento para DJ de festa

É importante ressaltar que se a sua ambição é realmente se tornar um DJ para festa, você não deve mexer no software de equipamentos apenas aos finais de semana. A profissão de DJ, assim como qualquer outra requer estudos.

Existem muitos cursos que ensinam os conceitos e treinam os alunos para se tornarem profissionais da área. Alguns dos cursos disponíveis no país são os: cursos de DJ, mixagem e masterização, áudio básico, criação de música etc.

São diversas possibilidades na qual você pode se aprofundar, para garantir um diferencial na sua carreira como um DJ para festa. Só que sem dúvida nenhuma a melhor opção de Cursos Online é a Academia do Dj, esse tem o melhor custo beneficio para lhe capacitar para as pistas.

Muito sucesso!