Escolha uma Página

Quer saber como ser um produtor musical de sucesso? Confira essas 5 dicas matadores para ser um produtor musical respeitado e ganhar mais dinheiro com isso. Antes de mais nada, entrar no ramo musical como produtor não é tarefa fácil, pois é um mercado concorrido e bastante disputado. Seja qual for o estilo, sempre terá grandes e bons concorrentes que estarão fazendo altas produções.

Contudo, não é uma tarefa impossível, basta apenas você se atentar para alguns critérios que o mercado musical exige, e hoje nós daremos cinco dicas para ser um produtor de sucesso.

5 Dicas de Como Ser um Produtor Musical

Dicas de como ser um produtor musical

Dica 1 – Estude música

É algo fundamental para um produtor musical saber sobre música, afinal, ele terá que lidar com instrumentos musicais de vários timbres, saber diferenciar tonalidades e ritmos, conhecer um pouco sobre harmonia e ainda criar arranjos para as músicas que serão criadas.

Ter entendimento sobre voz e técnicas vocais para o estilo que será produzido é um ponto chave na produção musical. Acredite, saber fazer um bom casamento entre timbres, arranjos e letras é o que faz uma música se destacar entre as outras.

Dica 2 – Aprenda sobre marketing

Sem esse entendimento do mundo dos negócios, você não será um produtor bem sucedido. Mesmo com as facilidades que a tecnologia nos proporciona, é necessário ter uma boa bagagem sobre como vender bem o seu produto.

O mercado musical é bem concorrido, uma música que hoje está no topo das paradas, amanhã pode não estar, e os diversos artistas em conjunto com bons produtores sempre estão lançando novos singles. Saber vendê-los é uma tarefa difícil, entenda sobre marketing para ter um negócio duradouro e rentável. Recomendo que conheça o Curso de Marketing Musical com Lucas Xavier.

Dica 3 – Aprenda instrumentos musicais

Seja violão ou guitarra, piano ou bateria, todo produtor musical de sucesso deve saber mais de um instrumento musical, pois sem esse contato com os instrumentos, ele ficará apenas dependendo de softwares e de mesas de mixagens para fazer os arranjos.

Como para um músico que almeja o sucesso, é necessário saber tocar seu instrumento, assim também é para o produtor musical. Como ele irá produzir algo que não tem contato e não sabe como funciona?

Dica 4 – Tenha instinto de olheiro

Essa característica não pode faltar, são incontáveis os artistas que foram descobertos sem estarem fazendo uma grande performance, ou até mesmo em um momento de descontração.

Assim como um olheiro de futebol, esta deve ser a visão de um produtor musical que almeja o sucesso, ele deve acreditar em novos talentos, estar atendo de onde eles podem surgir e investir neles.

Dica 5 – Aprenda produção musical

Em conclusão entenda que Esse será o seu trabalho. E para ser bem feito, além de aprender música, um produtor musical de sucesso deve investir tanto em programas de edição, como em cursos e materiais para produção musical. Tudo isso irá facilitar seu trabalho na hora da produzir suas músicas.

Com essas cinco dicas de como ser um produtor musical de sucesso, você pode começar a sua carreira de produtor agora mesmo. Não perca tempo, o mercado da música te espera. Como dica final, conheça o Portal da Produção e saiba mais.