Escolha uma Página

Ei, tudo bem? Se você está lendo esse artigo com certeza está interessado em saber como tocar sanfona. Antes de mais nada, se você acha que para tocar sanfona é necessário ter muitos anos de estudo, então você está enganado! Portanto, se você for iniciante e quiser saber sobre como tocar sanfona, continue lendo esse artigo até o final e aproveite todas as dicas.

 

Como tocar sanfona?

Quer tocar sanfona e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, pois separamos várias dicas e sugestões para te ajudar a aprender a tocar sanfona com qualidade e praticidade. Antes de tudo, entenda mais um pouco sobre a história da sanfona e até mesmo onde surgiu este instrumento magnífico.

Como surgiu a sanfona (Acordeon)?

A sanfona (acordeon), tem origem europeia, tendo sua nacionalidade originada na Áustria em meados dos anos 1892. Seu surgimento teve origem e inspiração através de um outro instrumento de sopro chinês. Chamado Cheng, contendo o mesmo sistema de palhetas.

Entretanto, ao longo do tempo, devido ao avanço da tecnologia, a sanfona passou por várias modificações até chegar neste ponto que é conhecido hoje. No Brasil a sanfona pode ser reconhecido por dois nomes popularmente conhecido como: acordeon e gaita.

A sanfona é um instrumento aerofone, produzindo seu som através da vibração do ar sem ter a necessidade de cordas ou membranas. Podemos perceber os seguintes componentes em sua estrutura: Fole, paletas livres e duas caixas harmônicas de madeira.

 

Os primeiros passos básicos para tocar sanfona

Como Tocar Sanfona - Aulas de Sanfona

Segue abaixo alguns passos e dicas muito importante que lhe ajudará a começar a tocar sanfona. Se você já toca este instrumento, recomendo que você siga as dicas também e analise se está praticando da maneira correta.

Passo 01 – Postura

É necessário que você cuide da sua postura, mantendo o seu corpo, braços, mãos e dedos, visando sempre o conforto. sobretudo vale ressaltar que estes detalhes farão uma grande diferença na qualidade de uma música que você interpretar.

Você pode tocar sanfona de duas maneiras, tanto sentado quanto em pé. Entretanto a postura sempre deve ser a mesma para os dois jeitos, com a coluna sempre ereta. Não deixe que a sua coluna se curve, pois assim além de desconforto em seu corpo, você irá sentir uma sobrecarga no instrumento.

Passo 02 – Equilíbrio

A sanfona, por ser relativamente grande, precisa de uma certa familiaridade ao segurá-la. Quanto mais conseguir manter o peso da sanfona equilibrado, melhor será a sua apresentação, devido ao controle adicional. Mantendo o equilíbrio do instrumento, menos desconforto você irá sentir em relação ao peso.

Passo 3 – Posição da Sanfona

Deixe o instrumento fixado ao seu peito, em seguida passe a sua mão esquerda abaixo da alça do instrumento. O jeito certo de você segurar a sanfona é como se estivesse segurando uma mochila em seu colo.

As teclas do piano devem sempre estar do seu lado direito. Mantendo a sua mão esquerda sempre abaixo da alça de baixo (a pequena alça do lado esquerdo do instrumento). Observe em seu instrumento uma roda do lado esquerdo do instrumento, sua função é apenas para ajustar a alça de uma forma que se encaixe perfeitamente em você.

Passo 4 – Correia Traseira

A correia traseira tem um simples objetivo: Deixar o instrumento firme em seu corpo, evitando que a sanfona se mova. Então, fica a dica é uma peça importante para te ajudar na hora de tocar.

Passo 5 –  Utilize Técnicas

Utilizando a técnica e precisão você irá conseguir expressar uma sonoridade gostosa e ótima qualidade. Mas é claro, além disso você precisa de uma grande dedicação aos estudos e instrumento.

 

Não tem tempo para aprender como tocar sanfona?

O grande problema é que muitas pessoas não tem tempo para aprender como tocar sanfona em uma escola de música tradicional ou com um professor particular, tudo isso devido a correria do dia dia. Trabalho, faculdade e etc. Entretanto existe uma solução, as aulas de sanfona online.

Você pode aprender a tocar sanfona no conforto da sua casa, a hora que você quiser. Aqui no Super Vídeo Aulas recomendamos o curso Aulas de Sanfona, do Pedrão Sanfoneiro. Este é o único treinamento que está dando resultados pra quem quer aprender como tocar sanfona em casa. Veja no depoimento abaixo:

Como você pode ver no depoimento acima, é possível aprender a tocar sanfona no conforto da sua casa através do curso Aulas de Sanfona.

Aulas de sanfona no Youtube funcionam?

É muito comum as pessoas acreditarem que é possível tocar sanfona vendo aulas grátis no Youtube. Mas não se engane. Para aprender a tocar esse instrumento tão complexo você precisa de um  método passo a passo.

Aulas de sanfona no Youtube estão todas espalhadas e mal organizadas. Diferentemente do curso, que segue um passo a passo do início ao fim. E ai, decidiu que quer aprender como tocar sanfona? Então não perca tempo e clique na imagem abaixo para se informar sobre o curso e garantir ainda hoje sua vaga. Não adie seu sonho!

Confira a Revisão do Artigo
Data de Revisão:
Artigo:
Como Tocar Sanfona
Pontuação:
51star1star1star1star1star