Nós tivemos aqui no Brasil concursos de música para escolher a melhor voz e bandas como: Ídolos de 2006 a 2012, Fama da Rede Globo e atualmente o The Voice e Super Star. A pergunta é:

Vale a pena participar de concursos de música ou Reality Show na televisão?

O que quero passar neste vídeo é que existem duas formas básicas de conseguir visibilidade para a sua carreira (não digo o sucesso e sim, visibilidade). A primeira é quando você vai do público a mídia, neste caso o músico consegue o sucesso regional, com a base de seguidores e depois aparece na mídia.

A segunda é quando o músico vem da mídia para o público, neste caso, a mídia escolhe, seleciona esse indivíduo e o apresenta ao grande público, o que chamo de sucesso “artificial”.

As duas formas são bem-vindas, só que uma é obviamente melhor que a outra. Do público a mídia você tem um alicerce muito maior, como se fosse uma pirâmide, quando você está lá em cima, a base é muito maior. E esse é fluxo natural do sucesso na qual o público é quem escolhe o artista.

Ao contrário é como se fosse uma pirâmide invertida, você está alcançando um grande numero de pessoas, mas a tendência é afunilar o seu público e ir perdendo-o ao longo do tempo.

Defina seu objetivo

No caso dos reality, dependerá muito da sua meta, se a sua intenção é conseguir visibilidade para seus shows e ganhar um dinheiro sobre um certo período de tempo, pode ser uma boa opção. Agora, se você pretende uma carreira sólida, como a de alguns dos maiores nomes do meio musical, concursos de música não valerão tanto a pena, por quê?

Imagina que você vença o The Voice deste, isso não é garantia de sucesso mais pelo ao menos você ganhará visibilidade estando na maior emissora do brasil que é a Rede Globo. Mas mesmo que você vença um programa da Rede Globo, note que você não participará de nenhum outro programa de outras redes, como Record ou SBT pois a concorrência é grande e as outras emissoras não irão querer apresentar um músico da emissora concorrente. 

Mas, se você vencer no programa de uma emissora menor?

É o que acontece com a maioria dos vencedores, tanto que selecionei vários nomes e os únicos que estão na mídia até hoje é a Thaeme Mariôto, que acabou fazendo dupla sertaneja e ganhou sucesso, Tiago da dupla sertaneja com Hugo depois do Fama e Tiaguinho, que está fazendo sucesso, porém não venceu o Fama, ficando bem colocado e conseguido visibilidade para poder entrar no Exalta Samba.

Enfim, não estou dizendo que se é bom ou ruim, ou mesmo se você deve ou não entrar num concurso de música ou reality show. O que estou dizendo é o seguinte, a história está mostrando para nós que a grande maioria dos vencedores destes programas continuam no anonimato após um certo tempo que acabam.

Então para mim, o meu conselho é consiga uma base de fãs sólida, conquiste o seu público e assim você aparecerá na mídia, existem muitas formas para você conseguir mais público através de sua carreira e isso você irá conseguir acompanhando nossos conteúdos.

E ai, gostou desse conteúdo? Se você um Cantor, Compositor ou Artista Independente e quer aprender como alavancar sua carreira eu lhe convido a ser meu aluno no Curso de Marketing Musical Hotstages. Esse treinamento é o que você precisa para aprender à alavancar a sua carreira musical.

Te vejo lá um forte abraço!
Deixe seu comentário!