Se você gosta de música e mixagem, certamente já ouviu falar do programa BPM Studio. Trata-se de um software de gravação e mixagem MP3, desenvolvido especialmente para DJs – embora possa ser utilizado para outras áreas.

Recomendado principalmente para os DJs amadores, o BPM Studio possibilita a edição, cópia, mixagem e salvamentos de arquivos de áudio sem complicações.

Além do mais, o BPM Studio Pro pode ser utilizado em boates e discotecas, bares, escolas de dança e academias, estações de rádio e em qualquer outro ambiente que tenha a música como foco central.

Se interessou pelo programa? Então continue fazendo a leitura deste artigo, onde nós falamos sobre suas funcionalidades e modo de uso. Confira!

Sobre o BPM Studio

Para quem está a fim de dar início à carreira de DJ, mas não dispõe de recursos financeiros, a boa notícia é que o BPM Studio pode ser encontrado para download gratuito em diversos sites. Com isso, é só começar a explorá-lo!

O programa conta com um design moderno e estrutura simples dos controles, onde o usuário irá localizar tudo o que necessita para qualquer mixagem, no mesmo modo que seus DJs favoritos: Crossfader, ajuste automático, volume, equalização, entre outros.

O BPM Studio também oferece um leitor com uma amostra de 9-track, um console completo para loops de reprodução e gravação, contador de Batidas Por Minuto (BPM), possibilitando fazer o ajuste do ritmo das faixas. Além do mais, o programa inclui o recurso de alteração do tempo no controle com tom conectado que aceita modificar a velocidade de uma canção com a voz distorcida.

Recursos do BPM Studio

Algumas ferramentas do BPM Studio incluem dois leves players com lista de reprodução dividida, um player e um editor de samplers, editor de ficheiros, equalizador, mixer integrado, conversor de MP3, leitor e gravador de CD, e controles remotos – cujo visual é os de aparelhos de som tradicionais, visando facilitar o uso.

Ponto positivo do BPM Studio

O principal ponto positivo deste programa está na qualidade do processamento de sinais, junto a um processador de som dinâmico e controle automático (AGC).

Como usar o BPM Studio?

Em um primeiro momento, o BPM Studio pode parecer um pouco complicado por conta de sua interface. Mas, após a familiarização com o programa, o usuário perceberá que ele é bem simples e intuitivo – apesar de o seu idioma ser em inglês.

É um programa leve e com muitas funcionalidades. De modo geral as pessoas fazem o seu download principalmente para fazer mixagens e fazer loops.

Se você nunca teve contato com este programa antes, eis uma observação: O BPM Studio conta com um limite de 60 minutos e o recurso de salvar desabilitado. Portanto, antes de dar início a qualquer trabalho no software, habilite a opção de “salvar”, do contrário seu arquivo será perdido.

BPM Studio x Virtual DJ

Apesar de ser um programa bastante popular, muitas pessoas comparam o BPM Studio com o Virtual DJ, que traz basicamente as mesmas funções, além de colocar o usuário no comando de uma mesa de mixagem digital.

O que podemos dizer a você é que, antes de se levar por comentário, faça o download do BPM Studio (e até mesmo do virtual DJ se quiser) e experimente você mesmo. É sempre bom a pessoa ter sua própria experiência, pois, o que muitas vezes não é bom para um, pode ser bom para outros.

Em sites de downloads como Baixaki, o BPM Studio conta com mais de 626.636 downloads e mais de 70 votos positivos, com uma média de avaliação de 4 estrelas.