Você sabe o que é uma mesa de DJ e qual a sua funcionalidade? Neste artigo nós trazemos uma descrição detalhada sobre esta importante ferramenta e a importância de se ter uma. Confira!

Desde o seu surgimento, a profissão de DJ é uma das mais cobiçadas pelos jovens. Trata-se de uma carreira que reflete estilo, atitude e popularidade.  No entanto, ser um DJ não é tão simples quanto aparece. Não basta apenas “apertar botões”, o trabalho requer em tocar bem, saber o que e quando tocar, e agitar o público.

Além do mais, para seguir a profissão de DJ é necessário fazer investimento com equipamentos. Alguns dos aparelhos utilizados pelos DJs são a controladora, a mesa de DJ, o headphone e o toca discos/vinil.

O que é a mesa de DJ

A mesa de DJ também conhecida como mesa de som ou mixer, possui a funcionalidade de combinar os sons que saem de diversas fontes para um único ponto de saída. Também é na mesa que é possível fazer o controle de diversos canais de áudio, como por exemplo, o CD Player, o microfone, a guitarra e outras vias que são divididas por entradas e botões. Aqui no Brasil é muito fácil de encontrar uma mesa de DJ, nos mais variados modelos.

Qual a importância do uso da mesa de DJ?

O uso da mesa de DJ se faz primordial para a produção sonora. Engana-se quem pensa que este equipamento só pode ser utilizado pelos DJs. Ela conta com uma grande variedade de funcionalidade, podendo ser utilizada em estúdios de gravação, em rádios, concertos, igreja e até mesmo em apresentações teatrais.

Para que a mesa tenha um bom funcionamento, é preciso realizar alguns ajustes. Isso porque os sons absorvidos são encaminhados através de cabos até o equipamento, onde o DJ pode fazer a regulagem da equalização entre agudos, graves e médios do sinal. Também é possível fazer o reparo da intensidade dos efeitos sonoros nas músicas, bem como fazer a distribuição dos sons para as caixas principais.

Por que investir em uma mesa de DJ?

Um equipamento bastante funcional, a mesa de DJ apresenta uma série de vantagens. Confira a seguir os prós do aparelho e o porquê ter uma:

– São compactas, pois são capazes de fazer uso de um conjunto de controles para uma série de canais;

– A boa parte destes aparelhos conta com uma interface de áudio integrada, facilitando deste modo a mixagem do áudio no computador;

– Possui uma variedade de efeitos, que podem ser gravados no software da própria mesa;

– Possibilita o usuário de fazer o controle de diversos canais de áudio.

Conexões da mesa de DJ

A mesa de DJ conta com dois plugs. Trata-se do cabo que sai da mesa e que vai ligar o seu transmissor, que se encaixa na entrada “máster out” em R e em L. No lado superior devem sobrar dois botões, contudo, eles não são para ligar o transmissor ou amplificador. Estes dois botões são destinados à entrada da mesa de efeito, ou a câmara de eco. Portanto, não se deve fazer uso da parte superior, somente a de baixo.

Mesa digital ou analógica?

Um ponto importante de ressaltar é o tipo de mesa de DJ que você irá escolher, pois existem as mesas digitais e as analógicas.

Ambos os modelos contam com suas vantagens e características específicas, e a escolha do que é melhor deverá partir do próprio usuário, que irá, a partir de suas necessidades, escolher qual melhor se adequa ao que ele procura.

É isso espero que goste 🙂