Você sabe o que são vinhetas para DJ? Você já esteve em uma balada e percebeu que, quando o DJ deu início à sua apresentação um efeito sonoro dizendo o seu nome surgiu? Isso é uma vinheta para DJ.

O que é a vinheta para DJ?

Explicando de modo geral, as vinhetas nada mais são do que um efeito sonoro que abrem uma apresentação, podcast ou programa. Por exemplo, pense nos programas de rádio. Antes de determinado programa começar, é tocada a sua abertura, certo? Isso é uma vinheta. A clássica abertura do Jornal Nacional? Também é uma vinheta.

As vinhetas podem ser utilizadas em diversos meios, incluindo nas apresentações de DJ. É claro que, no caso dos DJs, o formato das vinhetas sofre uma pequena variação. Geralmente, as vinhetas de DJs são compostas de um efeito sonoro e de uma voz falando o nome do DJ.

Como são feitas as vinhetas para DJ?

Geralmente, as vinhetas para DJ, aqui no Brasil, são feitas em um estúdio. No entanto, muitas pessoas que estão dando início à sua carreira de DJ não dispõem de recursos financeiros para pagar o serviço destes estúdios.

A solução nestes casos é recorrer a algumas alternativas, que, apesar de pagas são muito mais acessíveis que as vinhetas para DJ feitas em estúdios.

A primeira opção é fazer a compra de um pacote de vinhetas. Nestes pacotes, o usuário encontrará vinhetas de abertura, vinhetas de encerramento e outras vozes (frases).

Outra opção é a compra na popular empresa global Fiverr, que disponibiliza serviços a partir de cinco dólares.  No Fiverr, o usuário encontrará diversos serviços que podem ser úteis na sua busca por vinhetas para DJ, como a gravação de vozes e até mesmo pessoas que realizam a masterização e mixagem profissional por um preço muito barato.

Vale a pena usar vinhetas nas apresentações?

Esta é uma pergunta que só você pode responder. O uso da vinheta não é obrigatório. Muitos DJs experientes, por exemplo, não fazem uso deste recurso, assim como muitos outros DJs experientes fazem uso. O mesmo se aplica aos DJs que estão começando na profissão.

Trata-se de algo subjetivo. A questão das vinhetas para DJ está na identidade. Se você criar uma vinheta única e característica, que traga o seu nome de DJ, por exemplo, você estará criando uma identidade. Com ela, as pessoas saberão quem é você e/ou associarão o nome ao evento.

É um investimento interessante. E, se você realmente deseja entrar de cabeça nesta área, é uma ferramenta que pode fazer muito por você.

Você pode brincar com as vinhetas. Além de utilizá-las no início ou no fim da sua apresentação, você também pode fazer uso durante a apresentação. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao inserir as vinhetas para DJ no meio da sua apresentação, para evitar cortar o clima.

Lembre-se que, as vinhetas usadas durante uma música só funciona nos programas de rádio. Se a sua intenção é fazer uso delas durante o seu set, utilize-a no intervalo de uma faixa para outra.

Investindo na carreira de DJ

Se você deseja ingressar nesta profissão, é preciso ter muita dedicação e manter-se sempre atualizado. Não basta ter os melhores equipamentos, ter um bom set e ter boas mixagens.

Um DJ precisa acima de tudo, saber o que tocar, quando tocar e como agitar o seu público. Além do mais, é necessário que ele tenha uma mente aberta para todos os cantores e gêneros musicais. Se você não aprecia determinado gênero, repense, pois as vezes é o cantor de tal gênero que irá bombar a sua festa.

Sabendo disso é muito importante que você invista em sua carreira de DJ e se preparar para o mercado. A no site recomendo o melhor treinamento online de DJ, a Academia do DJClick Here.

Desejamos um grande sucesso em sua carreira!