Se você está dando início à sua carreira de DJ, certamente já ouviu este questionamento: O que é melhor a controladora DJ ou o CDJ?

Esta briga já é bastante antiga, e possui um grande número de defensores, de ambos os lados. Muito é questionado também sobre a habilidade dos DJs que operam com estes dois aparelhos: Seria o DJ que usa a CDJ um profissional que não sabe utilizar a tecnologia a seu favor, ou o profissional que faz uso da controladora DJ um amador?

Antes de dar continuidade a este artigo, gostaríamos de ressaltar que não estamos defendendo nenhum lado, afinal, acreditamos que o que faz de um DJ um excelente profissional não é o seu equipamento, mas o seu talento e suas técnicas. Em outras palavras, não é o aparelho que vai determinar a qualidade do profissional.

Dito isso, vamos discorrer sobre as principais características de cada um destes dois equipamentos, além de trazer seus prós. Confira!

Dando início à profissão de DJ

Para as pessoas que estão ingressando na carreira de DJ ou as pessoas que estão desejando dar início a ela, nós temos uma dica: Comece fazendo um curso básico de DJ.

Infelizmente, por conta da popularização da profissão por conta de subcelebridades, muita gente pensa que ser DJ consiste apenas em “apertar botões”. A história não é bem assim. Para ser um bom DJ é preciso entender as técnicas, saber fazer mixangens, ter um bom repertório musical e, acima de tudo, manter o público dançando na pista!

Além do mais, no curso de DJ você também irá aprender sobre cada um dos equipamentos utilizados pelos DJS, incluindo o CDJ e a controladora DJ. Somente a partir do seu conhecimento que você será capaz de definir qual dos dois é melhor, pois o que pode ser bom para um profissional, pode não ser para outro.

Mas, para que você não fique tão n escuro assim, nós trazemos a seguir os principais prós da controladora DJ e do CDJ. Ambos os equipamentos são muito bons, cada um com suas características específicas. Veja:

Quais são os prós da controladora DJ?

A controladora DJ tem como principal característica a sua leveza. Um equipamento bastante compacto, ela pode ser levada dentro de sua própria mochila, juntamente com seu laptop. Outro ponto interessante da controladora DJ a respeito da sua praticidade, está na não dependência da tomada. É isso mesmo! Dependendo do modelo da controladora, ela não precisa ser plugada na tomada, bastando ser inserida no laptop via entrada USB.

É um aparelho que possibilita ao usuário uma infinidade de possibilidades, que vão desde a remixagem de músicas na hora quanto na mesclagem de diversas músicas em uma única. A controladora DJ também oferece ao seu usuário uma série de funções simultâneas, como a inserção de um pequeno teclado e drumpad. Tudo isso para desenvolver novos elementos.

Quais são os prós do CDJ?

Para as pessoas que já têm um rico material (seja em CD ou formato MP3 em seu computador) o CDJ é um prato cheio, pois ele é compatível tanto para CDs e DVDs, quanto para pen drives. Alguns modelos de CDJ inclusive, contam com a entrada para SD Card, o que é um ponto muito interessante.

O equipamento pode ser utilizado para controlar programas como o Serato e Traktor, além de passar ao usuário informações do nome da música para a tela do aparelho – função que facilita muito, principalmente se o ambiente for uma balada escura.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Quer se tornar um DJ? Conheça a Academia do DJ!