Imagine utilizar um programa que permite a você não apenas misturar todas as faixas musicais a seu gosto, mas também construir experiências únicas graças à combinação desses elementos? Esse é o grande trunfo do Tractor DJ.

Como funciona

Criado pela Native Instruments, o Tractor DJ permite que o ajuste de tempos e filtros, crossfades e filtros, desenvolver equalizações, criar loops, efeitos de scratch e tudo o mais que sua imaginação e criatividade musical permitir.

O Tractor DJ possui uma gama de bibliotecas musicais completas e muito organizadas. Há, por exemplo, algumas pré-seleções de mixagens que você pode experimentar para construir suas próprias criações.

Ou, se preferir, pode utilizar alguma das 200 mixagens de diversos estilos, como House, Tecno, Trance, Drum & Bass, Hip Hop e DownBeat.

O Tractor DJ permite ainda que você estabeleça cortes, faixas, inserir laços, alterar a velocidade e a taxa, desvanecer, desaparecer ou ainda personalizar suas sessões, tornando a música criada por você única.

Vantagens

Um ponto positivo no Tractor DJ é que o programa aceita diversos formatos de música, vantagem essencial para um bom DJ, afinal as músicas de seu setlist e os efeitos que utilizam nem sempre estão no mesmo formato.

O programa é compatível com os seguintes formatos: MP3, WAV, AAC, WM, AIFF, FLAC, Ogg Vorbis e Audio-CD e funciona tanto em Windows como Mac, os dois sistemas operacionais mais utilizados pelos profissionais da música.

Como usar

Ao entrar no site oficial para baixar o programa, antes de clicar no link e começar o processo, será necessário preencher um pequeno formulário, com nome, e-mail, nome do país e sistema operacional para o qual deseja baixar o programa. O arquivo está disponível no formato zip.

Depois de instalá-lo, é preciso importar as músicas para que possam ser feitas as combinações. Superada essa etapa, é hora de colocar sua criatividade para fora e iniciar as mixagens. Os diversos botões no início do programa podem assustar um pouco, mas com o tempo tornam-se comuns, e você fará tudo de olhos fechados.

Embora seja bem profissional, o Tractor Pro pode ser utilizado por DJs em início de carreira, para enriquecer ainda mais seu repertório. Porém, é com os mais experientes que o programa trará resultados impressionantes.

Para esse público será possível utilizar um recurso que memoriza todos os efeitos disponíveis no programa, utilizando-os em uma próxima trilha. Desta forma, você não apenas amplia as opções de mixagens, como constrói um repertório muito amplo.

O Tractor Pro permite ainda que o DJ explore um recurso chamado Post Fader Effect Routing. Ele prolonga a música por mais tempo, mesmo que ela já tenha terminado.

Outros recursos

Além de todos esses efeitos, que garantem a construção de uma setlist única, o Tractor Pro oferece um recurso de sincronia de áudio, que funciona também como ferramenta de afinação, e um marcador de batidas. Essas ferramentas aumentam a qualidade e a perfeição de sua música.

Além disso, o recurso de crossfade permite que o DJ tenha controle total da música, permitindo que seja feita a mixagem manual. É aqui que o profissional experiente consegue deixar sua marca, e o DJ iniciante começa a construí-la, experimentando e construindo a batida perfeita.

Outra ferramenta de personalização é o recurso autofade, que permite um ajuste manual, criando setlist suas.

Versão de teste

Se depois de ler tudo isso você ficou atraído pelo Tractor Pro, mas ainda não tem certeza se é o programa que procura, pode fazer um teste utilizando a versão Trial. O tempo de teste, porém, é limitadíssimo em comparação a outros programas: apenas 90 minutos, e oferece recursos limitados em comparação a versão completa.

Saiba mais aqui no site oficial.